sexta-feira, 18 de julho de 2014

Brasil, vamos proteger nossas Crianças dos Acidentes Domésticos

O objetivo principal deste blog é informar sobre o elevado número de ocorrências de acidentes, com ênfase aos acidentes domésticos envolvendo crianças, por serem as mesmas, a maioria das vítimas, também, contribuir para neutralizar e reduzir a ocorrência desses acidentes. Precisa-se modificar e preparar os ambientes que irão receber crianças, antes da chegada das mesmas. Acreditamos que o futuro de muitas famílias são modificados e prejudicados após a ocorrência de acidentes graves com crianças na família.

Necessitamos com certa urgência convencer as autoridades para juntos, iniciar  uma corrente do bem, onde pessoas serão treinadas, capacitadas para a prevenção de acidentes, formando e buscando o apoio dos multiplicadores em  escolas, nas famílias e campanhas educativas na tv e no rádio. Prevenir os acidentes infantis deve ser não só uma questão de atenção, mas de informação de pais, de educadores e de todos aqueles que zelam pela integridade das crianças.

Mais de 85% desses acidentes poderiam e podem ser evitados através da prática de simples mudanças.

Após o acidente muitas crianças são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde. O trauma é a principal causa de morte em crianças e um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Quando há sobrevida, as sequelas temporárias ou permanentes têm um índice elevado. Segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, lançado em dezembro de 2008 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, “Prevenção de Acidentes com Crianças”. Os acidentes, em geral, se tornaram problema de saúde pública, o acidente doméstico é um dos fatores que mais impactam o sistema de saúde e são evitáveis: “Têm impacto na qualidade de vida e são passiveis de prevenção”.

A maior parte dos acidentes acontece em casa, na escola, nos parques e no período das férias, por isso, a prevenção e os cuidados nesses locais e período devem ser dobrados.

As quedas em pisos molhados, encerados, escorregadios, varandas, escadas e janelas estão entre os acidentes de maior ocorrência e a gravidade está relacionada com a altura. Outros acidentes de maior ocorrência segundos as estatísticas envolvendo crianças são provocados por:
  • afogamentos,
  • engasgos,
  • queimaduras,
  • intoxicação com produtos de limpeza,
  • choque elétrico.
Os perigos dos acidentes infantis estão relacionados com a idade, inicialmente tendem a colocar os objetos que encontram na boca, depois a curiosidade torna-se mais intensa por isso não podem ficar sozinhas, visto o grande risco de choque elétrico, e queimaduras.

Precisa-se urgente de iniciar a prevenção contra acidentes dessa natureza  pois, se não  houver medidas preventivas eficazes,  o quanto antes, o futuro das crianças poderá estar comprometido à surpresas inesperadas e desagradáveis.

Um comentário:

Fazendo pequenas e simples alterações no seu imóvel, na sua casa, no seu lar, você estará contribuindo para evitar acidentes domésticos.